Governo Federal zera imposto de importação sobre etanol até o final de 2022
Taxa atual era de 18% para trazer combustível de outros países ao Mercosul. Medida é adotada para tentar frear a alta dos combustíveis nas bombas.
Governo Federal anunciou no dia 21 de março a decisão de zerar o imposto de importação do etanol até o dia 31 de dezembro de 2022. Tal decisão foi tomada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Economia.
Conforme o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, a medida adotada visa o barateamento dos combustíveis nas bombas em até R$0,20 por litro. Entretanto, a decisão não significa que a diferença será repassada ao consumidor, uma vez que o cenário internacional continua instável.
Guaranys ressalta: “Isso é uma análise estática, os preços eventualmente podem continuar subindo. O que significa que, na prática, essa medida estaria diminuindo ou arrefecendo a dinâmica de crescimento numa magnitude da ordem de R$ 0,20”.
Atualmente, segundo o governo, o imposto é de 18% sobre o etanol que venha de fora dos países que integram o Mercosul. O Brasil também negocia cotas específicas de imposto zero com países como os Estados Unidos – acima do volume acordado, cada litro adicional está sujeito à tarifa de importação.
Fonte: G1
0