Exportações e importações de bens e serviços devem crescer 3,0% e 0,5% em 2023
Para este ano, o Banco Central observou que a desaceleração da economia global e o impacto do aumento da taxa básica de juros, a Selic, irão refrear a expansão da atividade. Mesmo assim, o BC pondera que os investimentos continuarão robustos e acima do pré-pandemia, e que as exportações irão crescer.
“Exportações e importações de bens e serviços devem crescer 3,0% e 0,5%, respectivamente”, apontou o relatório. “A expectativa de crescimento das exportações, apesar da perspectiva de desaceleração global, reflete previsão de alta nos embarques de produtos básicos, em especial os agropecuários, em linha com perspectivas favoráveis para a safra 2022/2023.”
No caso das importações, o pequeno aumento das compras de outros países foi projetado pelo BC por conta de uma eventual queda no consumo das famílias levar a uma produção industrial menor.
O BC espera que indústria e serviços apresentem leve alta neste ano, com aumentos de 0,4% e 0,6%, respectivamente, enquanto que a agropecuária deve se expandir em uma escala muito maior, avançando 7,5%.
Fontes: TradeMap
0