PT EN ES
Bandeira do Brasil

BLOG

Exportações impulsionaram o PIB em 2023

Exportações impulsionaram o PIB em 2023

Em 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou um crescimento de 2,9%, atingindo um total de R$ 10,9 trilhões. Os dados, divulgados pelo IBGE no início de março, estiveram em conformidade com as expectativas, superando as projeções iniciais do ano anterior.

 

Um dos destaques desse desempenho foi o setor agropecuário, que apresentou um crescimento recorde de 15,1%. Além disso, tanto a indústria quanto os serviços registraram aumento, com taxas de 1,6% e 2,4%, respectivamente. O PIB per capita também teve um avanço de 2,2%, alcançando a marca de R$ 50.194.

 

No que diz respeito ao comércio exterior, as exportações brasileiras expandiram-se em 9,1%, enquanto as importações diminuíram 1,2%. “É notável o impacto do crescimento na produção de milho e soja, bem como na extração de petróleo e minério de ferro, importantes commodities do país”, destaca Rebeca.

 

A agropecuária registrou um desempenho recorde, impulsionado pelo aumento da produção e da produtividade, especialmente nos cultivos de soja e milho. Por sua vez, o setor extrativo contribuiu positivamente para o PIB, com um aumento de 8,7%, graças à expansão na extração de petróleo, gás natural e minério de ferro.

 

Entretanto, as indústrias de transformação (-1,3%) e a construção (-0,5%) encerraram o ano com resultados negativos. No setor de serviços, o destaque foi para as “atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados à intermediação”, que cresceram 6,6%. “As empresas de seguros registraram um aumento nos prêmios recebidos em comparação com os sinistros pagos”, explica Rebeca.

 

No último trimestre do ano, o PIB permaneceu estável em relação ao trimestre anterior, com avanço de 1,3% na indústria e variação de 0,3% nos serviços, enquanto a agropecuária registrou uma queda de 5,3%.

 

FONTE: Rede Brasil Atual

0
Âncora para topo
ENTRE EM CONTATO

Fique a vontade para entrar em contato. Responderemos o mais breve possível.

    Sabemos que você não é um robô, mas só para garantir,
    confirme para nós abaixo: