Importação de fertilizantes aumentou em mais de 16%
Agência Marítima informa que volume superou 16 milhões de toneladas nos primeiros cinco meses de 2022.
Houve um aumento de 16,5% nas importações brasileiras de fertilizantes, até maio de 2022, em comparação com o volume adquirido em 2021. Segundo a agência marítima Cargonave, o Brasil importou mais de 16 milhões de toneladas de insumos somente esse ano.
O diretor-executivo da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Ricardo Tortorella, afirmou que “Ao confirmar que as importações de fertilizantes estão crescendo, devo destacar três principais pontos. O primeiro é que nós estamos conseguindo abastecer o Brasil e podemos seguir na busca de mais uma safra recorde”.
Tortorella ressalta ainda que existem razões e causas para tamanha importação: “em segundo lugar, exatamente porque existiam dúvidas sobre o fluxo de importações, também é possível esperar que a produção nacional esteja aumentando. Em terceiro, as sanções que o mundo impõe à Rússia ainda estão sendo decisivas. Mais importações de fertilizantes e maior produção nacional sinalizam uma melhor expectativa para o nosso produtor rural.”, disse.
Fonte: CNN Brasil
0