Números de negócios: os principais setores de exportação brasileira.
Em 2023, o Brasil atingiu números recordes de exportação. O saldo comercial alcançou US$ 98,8 bilhões. Os dados ainda apontam a China como o principal parceiro de negócio do país, no ano passado.
Os principais setores e produtos:
Tal crescimento se deu, principalmente, pela agropecuária. O setor puxou os números para cima, registrando 9% dos negócios. Logo atrás, encontra-se a indústria extrativa (3,5%). Enquanto isso, as vendas totais da indústria de transformação tiveram queda de 2,3%.
Nestes três setores, os produtos que mais tiveram destaque, em termos de crescimento de vendas externas, foram: animais vivos, milho, soja, minérios, açúcares, equipamentos de engenharia civil, alimentos para animais e instalações.
Os dados mostram que o continente asiático, maior comprador dos produtos brasileiros no ano de 2023, importou principalmente soja, milho, açúcar, minério de ferro e óleos brutos de petróleo.
Os números de importações apontaram queda nos três setores. A agropecuária apresentou um recuo de 21%, a indústria extrativa finalizou o ano com queda de 27% e a indústria de transformação registrou 10% de queda.
Ao atentar-se para os números dos produtos, os dados apontam que os principais recuos foram nas compras de trigo e centeio, milho, látex, batata, carvão, petróleo, gás natural, combustíveis, adubos e fertilizantes, entre outros.
FONTE: GOV.BR
0